As principais dificuldades para prospectar clientes

Quando pensamos neste tema temos muitas dificuldades que são apresentadas, vamos trabalhar com algumas e como podemos contorná-las.

Medo de prospectar e não dar conta de atender o cliente
Problema
Muitas empresas não têm bons resultados em prospecção simplesmente porque têm medo de que o prospect vire cliente e falte tempo para atendê-lo direito.
Solução Fazer da prospecção uma rotina é essencial. O que você não deve fazer é atirar para todos os lados sem estratégia e depois não saber o que fazer com o que seus tiros trazem de retorno.

Não saber como conquistar a atenção do cliente
Problema
O poder de persuasão, algo que muitos vendedores revelaram ser um ponto fraco quando o assunto é prospecção.
Solução
Sua insegurança pode ser fruto da sua falta de conhecimento da empresa, do produto ou serviço da empresa ou de melhores técnicas de negociação.

Falta de gestão e processos
Problema
Tem empresa que acha que para vender basta ter um produto/serviço e clientes dispostos a comprar o que você vende.
Solução
Quem é o público-alvo que vocês querem atingir? Onde essas pessoas estão? Como iniciar um contato com elas? O que oferecer no primeiro contato? Para iniciar seu processo de prospecção é preciso conhecer muito bem as respostas para essas e outras várias perguntas. Sem uma gestão cuidadosa e sem processos bem definidos você não apenas não conseguirá bons resultados na prospecção, como também em todas as outras etapas da venda.

Resistência ao novo por parte dos prospects
Problema
Claro que bons relacionamentos influenciam na tomada de decisões, mas definitivamente não é só isso que seu prospect busca. Ele quer produtos/serviços de qualidade, bom atendimento, bons preços… enfim, o pacote completo.
Solução
Desistir antes de tentar, apenas por saber que tal prospect já é atendido por outra empresa, é realmente um dos principais motivos que levam ao fracasso na prospecção.
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